quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

8 DICAS ÚTEIS PARA FALAR EM PÚBLICO (E PREGAR)


É um pouco estranho compartilhar dicas de pregação quando ainda estou trabalhando. Mas o que eu aprendi, eu amo doar.

Se você se sente incompetente em compartilhar, pregar ou ensinar, seja bem-vindo ao clube! Somos você, eu e o apóstolo Paulo; quem escreveu:  “Deus escolheu o que é tolice no mundo para envergonhar os sábios; Deus escolheu o que é fraco no mundo para envergonhar os fortes; Deus escolheu o que é baixo e desprezado no mundo, até o que não é, para trazer a nada o que é, para que nenhum ser humano se glorie na presença de Deus. ”  1 Coríntios 1: 27-29

Venho pregando e ensinando há mais de 15 anos. E aqui não há nada mais emocionante do que estar na frente de milhares de pessoas, compartilhando as boas notícias e vendo a transformação acontecendo bem diante dos seus olhos.

Nada como isto.

No entanto, também fiz sermões que duraram muito tempo. Piadas usadas que ofendiam pessoas boas. Pregado usando teologia horrível, más referências e pouca unção. E eu até falei com uma grande multidão logo depois de vomitar (enquanto eu subia no palco).

Dito isto, aqui estão alguns conselhos para todos vocês que estão trabalhando no ofício de falar em público e com fome para alcançar mais pessoas com sua voz:


1.  Comece pela parte de trás:


O que você quer ver no final?  Pessoas que encontram esperança? Jovens vindo ao Senhor? Cura, sinais e maravilhas? A resposta direcionará seu sermão  e  o manterá concentrado. Saber terminar é a coisa mais importante a determinar enquanto me preparo. Porque quando vejo o resultado final em meu coração, posso começar a elaborar a mensagem para ver esse resultado.


2. Feedback, Feedback, Feedback:


O componente mais necessário (e mais irritante) para o crescimento.  É preciso humildade ouvir o que pode parecer “crítica”, mas se você suportar a morte de seu orgulho, poderá descobrir verdades sobre si mesmo e sua pregação que podem ajudar seriamente a sua entrega. Portanto, seja proativo na obtenção de feedback. Vá ao seu pastor e peça seu conselho. Converse com seu cônjuge ou pais sobre o quão acessível você parecia. Deixe seus amigos dizerem o que aprenderam, o que gostaram e o que acharam desnecessário.

Ouça, ajuste e cresça.

3. Não há necessidade de impressionar as pessoas:


Em vez disso, concentre-se em amá-los.  Sempre que olhei para a multidão e pensei no amor de Deus por eles, senti meu coração mudar de  "Como posso ficar bem?"  Para  "Como posso encorajá-los?"   Somos treinados para cuidar de nós mesmos, mas Jesus é tudo sobre todos os outros. Deixe que ele ensine como simplificar sua mensagem, como manter a graça e como compartilhar suas dores e falhas.

4. Coloque as horas:


Malcolm Gladwell diz que leva 10.000 horas para se tornar de classe mundial em qualquer coisa. Não existe escola, artigo, treinamento que possa fazer mais por sua pregação do que o  bom e velho trabalho árduo . Leva tempo para desenvolver suas habilidades. Leva anos para melhorar a arte de contar histórias. Leva uma vida inteira para desenvolver a mensagem da sua vida. Mas não desanime, deixe a hora número um começar hoje. Vá Encontre um pequeno grupo, uma criança na escola dominical, um ministério de prisão que está procurando ajuda ... e pregue!

5. Não exagere na história:


Não embeleze a verdade -  para ter licença com a realidade , ou seja, mentir, basicamente. É uma das maiores tentações que um pregador enfrentará. Mas a verdade é bela, ousada, cativante o suficiente. E ele carrega mais energia do que qualquer complemento que você puder produzir. (Leia mais em Os 15 maiores erros que cometi como pastor .)



6. Sinta-se desconfortável:


Geralmente é quando saio da minha zona de conforto, quando realmente chego ao ponto ideal. Às vezes, quando estou sendo sincero e me sinto exposto, as pessoas agradecem minha vulnerabilidade e abrem mais seus corações. Outras vezes, quando sinto que estou sendo excessivamente apaixonado, as pessoas obtêm permissão para serem apaixonadas. E quando penso que estou sendo excessivamente dramático, as pessoas permanecem engajadas e aproveitam a experiência.

Saia da sua caixa, para o bem de todos que ainda estão na deles.

7. Não julgue, apenas pregue


Mantenha seu coração aberto para a disciplina do Espírito Santo. Seja humilde e receba feedback. Fique com fome para aprender e crescer. Mas enquanto você estiver pregando, não se preocupe com mais nada além de compartilhar Jesus e aproveitar o momento. Haverá tempo para revisão no futuro. Agora é o momento de ir em frente! Portanto, enquanto você ensina, não se julgue, não julgue a reação da multidão, apenas mantenha seus olhos no prêmio e saiba que seu Pai celestial está super orgulhoso de você!. Por isso para pregar com ousadia e conhecimento recomendo o guia completo do pregador iniciante.

8. Estratégias extras (básicas):

- Encontre seus três pregadores favoritos e observe. Depois, pergunte a si mesmo: "O que eu amo neles?"  Obtenha seus livros, podcasts e recursos. Imite .

- Pratique o seu sermão mais natural em frente ao espelho. Sem notas, sem vergonha, apenas a sua paixão e um cronômetro definido para 20 minutos. Repita .

- É tudo sobre Jesus. Ele é o herói da história. Maior pregador de todos os tempos. Comece e termine com ele. Lembrar.

- Faça uma aula sobre falar em público, comunicação e / ou pregação. Nada como ser intencional e investir no ofício. (Dou aulas na  School of Revival em Raleigh NC  e é uma das minhas coisas favoritas a fazer). Vá .

Posso dizer de novo?  Deus está super orgulhoso de você e você foi chamado para as nações. Seja fiel no pouco, e você receberá muito!

Paz.

Faça o seu melhor para se apresentar a Deus como alguém aprovado, um obreiro que não precisa se envergonhar, manejando corretamente a palavra da verdade.  2 Timóteo 2:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 DICAS ÚTEIS PARA FALAR EM PÚBLICO (E PREGAR)

É um pouco estranho compartilhar dicas de pregação quando ainda estou trabalhando. Mas o que eu aprendi, eu amo doar. Se você se sente ...